Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química





SUBSECRETARIA DE PREVENÇÃO À DEPENDENCIA QUÍMICA

 

A SUBSECRETÁRIA DE PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA foi incorporada à SEDSDH em dezembro de 2020.

 

 MISSÃO:

 

Implantar a Política Pública sobre Drogas no Estado do Rio de Janeiro, através de ações integradas entre os entres federativos e sociedade civil, reconhecendo a necessidade de superar o atraso histórico de políticas públicas efetivas no tema.

 

OBJETIVOS:

 

I – orientar e coordenar as atividades de elaboração e de acompanhamento da execução dos projetos de prevenção ao uso abusivo de drogas;

II – propor políticas de complementação e ações de acolhimento e tratamento aos usuários abusivos de substâncias psicoativas do Estado do Rio de Janeiro;

III – coordenar, compatibilizar e avaliar a formulação e a operacionalização das políticas públicas voltadas à redução do uso de substâncias psicoativas;

IV – articular as diversas iniciativas junto às instituições de acolhimento e tratamento no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.

 

EIXOS DE AÇÃO:

 

1) PREVENÇÃO:

 

Promoção de ações de prevenção em parceria com Prefeituras, nos equipamentos de atendimento à população, visando prevenir o abuso de álcool e outras drogas, fornecendo informações para a promoção de autonomia e saúde.

Nesse eixo, também está incluída a promoção de campanhas, que tem como objetivo informar a população sobre o tema, por meio de canais digitais, pela distribuição de material informativo e atuação em ações de rua (temporariamente suspensas em decorrência da pandemia).

 

2) CUIDADO:

 

Implantação de rede complementar de atendimento a usuários de álcool e outras drogas e seus familiares, com o objetivo de ampliar a oferta de cuidado existente no Estado.

 

 

 

3) CAPACITAÇÃO:

 

Oferta de capacitação sobre temas relacionados à área de álcool e outras drogas para qualificar técnicos e agentes públicos para que possam desenvolver ações continuadas na área de prevenção e encaminhar possíveis demandas que possam chegar aos serviços.

 

4) ASSESSORIA TÉCNICA:

 

Assessoria técnica que tem como objetivo fomentar a implantação de instâncias sobre drogas e Conselhos Municipais sobre Drogas, a fim de fortalecer as ações municipais na área.

Até o momento, a SEPREDEQ prestou assessoria à oito municípios das regionais Metropolitana, Baixada Litorânea, Médio Paraíba, Centro-Sul, Costa Verde e Serrana. Foram ofertados os seguintes serviços: capacitações para os agentes públicos e sociedade civil, assessoria para implantação de conselhos, auxilio para organização do fluxo de atendimento a população voltado para álcool e outras drogas, auxilio para regulamentação de instituições da sociedade civil que prestam serviços direcionados a área de álcool e outras drogas e auxilio para implantação de instancias sobre drogas municipais.

 

Além dessas ações, cabe destacar que a SEPREDEQ está reativando o Conselho Estadual De Política Pública sobre Drogas (CEPOPD).

 

Para maiores informações:
Tel: 21 2332-6772
E-mail: ssepredeq@gmail.com
Instagram: prevencao_ad

 

 

CONHEÇA O SUBSECRETÁRIO:

 

MARCOS MOURA é administrador de empresas. Pós-graduado em gestão pública com mais de 18 anos de atuação no setor, coordenou auditoria de grandes instituições e empresas. É especialista em aquisição e incorporação de empresas públicas e privadas. Foi embaixador do movimento preço vs valor, reconhecido em 2015 com o Prêmio ADM Empreendedor.

 

Moura foi vice-presidente da Fundação Santa Cabrine. Antes atuou na Superintendência da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro e foi Subprefeito da Zona Norte da capital fluminense.