Notícias







Festa Junina anima Abrigo Cristo Redentor


- Rio de Janeiro, 10 de junho de 2022-

 

Cheiro de canjica, cachorro-quente e bolo de milho preenche o ambiente do Abrigo Cristo Redentor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH).  Ao som da sanfona de Luiz Gonzaga e de outros forrozeiros , o Arraiá do ACR acontece até o fim deste mês.  No espaço, em Higienópolis, Zona Norte do Rio, são mantidos 190 idosos residentes.

 

O objetivo da festa  é  proporcionar momentos de descontração e prazer para os moradores do abrigo de longa permanência.  Foram dois anos sem festejos juninos por conta da pandemia da Coronavírus.  

 

"A maioria deles acaba sendo remetido ao passado junto à família, em festejos juninos com os netos. O evento é uma terapia ocupacional que promove, também, a interação  e estreita laços, o que faz muito bem a todos eles", explica a assistente social e diretora do ACR, Cláudia Praxedes.

 

“Adoro festa junina.  Me faz lembrar da minha infância, das brincadeiras, dos meus amigos. Lembro do meu passado, do meu Ceará. Dos arrastões dos forrozeiros na minha cidade de Maranguape. Tempos bons que levo comigo aonde quer que eu vá”,  lembrou com saudade a nordestina Josefa,  de 73 anos. Ela vive no abrigo há dois anos.

 

No espaço, os acolhidos têm acompanhamento de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, entre outros. Além de atividades de lazer e alimentação.