Institucional






MISSÃO

Promover o desenvolvimento econômico sustentável do Estado do Rio de Janeiro, atraindo o retorno de investimentos integrados às diversas vocações regionais, e transformando positivamente a vida da população fluminense.

VISÃO SEDEERI

Em 2030 a SEDEERI será reconhecida nacional e internacionalmente como agente promotor do desenvolvimento econômico, inclusivo, socialmente justo e ambientalmente responsável das diversas regiões e municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (SEDEERI)

A SEDEERI tem como missão promover o desenvolvimento econômico sustentável do Estado do Rio de Janeiro, atraindo e retendo investimentos integrados às diversas vocações regionais, e transformando positivamente a vida da população fluminense.

Para isso, tem como prioridades a diversificação da economia fluminense, a valorização das vocações econômicas regionais e o fortalecimento das cadeias produtivas do Rio de Janeiro. Com o desenvolvimento de políticas públicas, programas e projetos que estimulem o empreendedorismo e novos modelos de negócios voltados para o desenvolvimento econômico, a SEDEERI espera criar inúmeras e diversificadas oportunidades para o Estado.

Foi criada através do Decreto nº 46.544, de 01 de janeiro de 2019, que estabeleceu a estrutura inicial do Poder Executivo, com a denominação de Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda – SEDEGER, incorporando as atividades de duas Secretarias:

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços – SEDEIS, e Secretaria de Estado de Trabalho e Renda – SETRAB. A alteração da nomenclatura para Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais – SEDEERI ocorreu por meio do Decreto Estadual nº 46.624, de 03 de abril de 2019.

Em outubro de 2019 ocorreu a cisão parcial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais – SEDEERI, com a restituição da SETRAB e mudanças na estrutura e nomenclatura da SEDEERI, que passou para Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (Decreto 46.810, de 29 de outubro de 2019), sendo proposto o aproveitamento da Unidade Gestora Executora da SEDEIS 220100, que se encontrava em “extinção”, bem como o resgate do CNPJ nº 42.498.683/0001-07.

A SEDEERI, no exercício de 2020, passou por mudanças significativas em sua estrutura organizacional, por meio do Decreto nº 47.016 de 01 de abril de 2020 e foi transferida a função “Desenvolvimento Pesqueiro” da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento – SEAPPA para a SEDEERI, em 08 de setembro de 2020 por intermédio do Decreto Nº 47.254 a função “Desenvolvimento Pesqueiro” retornou para a SEAPPA.

O decreto nº 47.185, de 27 de julho de 2020, promove a transferência da Subsecretaria de Patrimônio Imóvel – SUBPAT da estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ para a SEDEERI, em 16 de setembro de 2020 por meio do Decreto nº 47.273, foram transferidas da estrutura da SEDEERI para a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG as Subsecretaria de Patrimônio Imóvel – SUBPAT e a Subsecretaria de Concessões e Parcerias – SUBCPAR.

Por meio do Decreto nº 47.634 de 01 de junho de 2021, é transferida a Superintendência de Relações Internacionais da SEDEERI para a Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC).

Secretário

Cássio Coelho é formado em Direito e atua como presidente do Procon do Estado do Rio de Janeiro desde 2019. Empresário há mais de 20 anos, é servidor público efetivo de nível superior do Tribunal de Justiça, trabalhou na Dívida Ativa do Estado, foi Assessor do Órgão Julgador nas Câmaras Cíveis e Criminais. Também atuou no Tribunal Regional Eleitoral e foi secretário municipal de Ordem Pública e Trânsito de Paraty. Assume a pasta de forma interina.

Chefe de Gabinete

Leonardo Silva Jacob
2334-3511 – gabinete@desenvolvimento.rj.gov.br 

Ascom

Cassiano Viana

2332-8301 - cassiano@desenvolvimento.rj.gov.br

Carmine Miceli

2332-6095 -carmine@desenvolvimento.rj.gov.br

Subsecretaria Executiva

Subsecretário: Sebastião Médici

Sebastião Médici é advogado e Procurador Municipal de carreira, graduado em Direito pela UCP. Foi advogado e Diretor Jurídico pro bono de instituição filantrópica, dirigiu e criou o PROCON Petrópolis (2001). Foi também Procurador-geral do Município de Petrópolis, de 2002 a 2008 e de 2017 a 2020 (acumulando período como Controlador-geral do Município), além de  Procurador-geral do Município de Três Rios, de 2009 a 2016. Também foi professor universitário do curso de Direito Administrativo, de 2005 a 2012.

Tem como atribuições coordenar as subsecretarias da SEDEERI, gerando sinergia entre elas e promovendo resultados, com foco no desenvolvimento econômico, e auxiliando a geração de emprego e renda para a população do Estado do Rio de Janeiro.

Subsecretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Ambiente de Negócios

Subsecretária: Marina Angela Miranda Esteves da Silva

Graduada em Engenharia Agronômica pela UFRRJ, Mestre em Desenvolvimento Rural pelo CPDA e especialista em Planejamento e Pesquisa do IPEA. Foi Superintendente de Patrimônio da União no Estado do Rio, atuou como Assessora Especial da Presidência da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região Portuária – CDURP e Assessora Chefe da Secretaria Municipal de Parcerias e Concessões do RJ. Foi Subsecretária de Estado de Educação do RJ e Secretária Municipal de Educação de São Gonçalo/RJ, entre outros cargos. É Produtora Rural e Gestora do Núcleo Jequitibá da REDES FITO/FIOCRUZ – FAR MANGUINHOS em Cachoeiras de Macacu/RJ.

Atua com o objetivo de incrementar o volume de compras de produtos e serviços do Estado do Rio de Janeiro, criando novos postos de trabalho nas áreas de comércio, serviço, tecnologia e agronegócio.

Subsecretaria de Óleo, Gás e Energia

Subsecretário: Daniel Lamassa

Daniel Lamassa é o Subsecretário de Óleo, Gás e Energia do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Engenheiro de Petróleo pela PUC-Rio, Daniel possui mestrado internacional em Oil and Gas Trade Management, pela Regent´s University London e possui pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Com experiência profissional na área de energia, trabalhou em empresa de consultoria e em empresa de transportes que utiliza Gás Natural Liquefeito (GNL) como combustível.

Visa promover a atração de investimentos e a melhoria do ambiente de negócios para o desenvolvimento dos setores estratégicos de óleo, gás e industrial do Estado do Rio de Janeiro.

Subsecretaria de Relações Internacionais e Administração de Indiretas

Subsecretário: Sergio Martins do Nascimento

Ggraduado em Ciências Econômicas. Especialista em orçamento e finanças públicas. Chefiou a Consultoria de Orçamento da Presidência da Alerj, foi Chefe de Gabinete da Comissão de Orçamento da Alerj, foi Secretário de Planejamento do município de Macaé, foi Chefe de Gabinete do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, foi Chefe de Equipe Técnica do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, foi Chefe da Assessoria de Orçamento da Presidência do Detran-RJ, foi Subsecretário de Orçamento, Planejamento e Administração, na Secretaria de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro, foi Chefe de Gabinete, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro, entre outros cargos. Possui diversos cursos de especialização em finanças públicas, pela FGV, ESAD, ESAF, Gestão pela Amana-Key, e diversos outros, pela Elerj. Foi professor de cursos de elaboração de emendas a Lei de Orçamento, Lei de Diretrizes Orçamentárias e de Plano Plurianual, na Alerj.

Tem a função de integrar a administração indireta, o relacionamento executivo, e promover as relações internacionais de acordo com a política de desenvolvimento econômico do Governo do Estado do Rio de Janeiro.